Quem sou eu

Minha foto
O Grupo Experimental de Dança da Cidade surge com o objetivo de possibilitar a formação continuada em dança. Idealizado pelo Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, busca criar a oportunidade para jovens complementarem a sua formação em dança e puderem ter maiores oportunidades profissionais na área.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Grupo Experimental de Dança da Cidade comemorou o Dia Internacional da Dança com intervenções na Casa de Cultura Mario Quintana



O Grupo Experimental de Dança da Cidade comemorou o Dia Internacional da Dança com intervenções na Casa de Cultura Mario Quintana. A Travessa dos Cataventos virou palco para valsas e outros bailados que fizeram o público se surpreender e também entrar na dança. Carazterizados com personagens do espetáculo infantil Faz de conta que, coloriram janelas, alamedas, passarelas e elevadores, colocando o cotidiano do centro da cidade a bailar. Participaram da intervenção: Andrea Lucchina, Andrea Lòpez, Cibele Reis, Fernanda Boff, Gabriela Camargo, Geórgia Reck, Juliana Rutkowski, Lara Sosa, Leonardo Jorgelew , Luciana Moraes, Luiza Fischer, Maria Rocha, Mariana Conrad, Raquel Purper. Em breve, novas intervenções nos espaços públicos da cidade...







quinta-feira, 28 de abril de 2011

Grupo Experimental da Cidade comemora Dia Internacional da Dança


Nesta sexta, daí 29 de abril das 12 às 13h, personagens do espetáculo Faz de Conta que, do Grupo Experimental de Dança da Cidade estarão em performances na Casa de Cultura Mario Quintana comemorando o Dia Internacional da Dança. Uma família com enormes cabeças redondas coloridas enfrenta o desafio de dançar, descobrindo como se orientar. Uma metáfora que faz referência a cabeças dançantes repletas de ideias e pensamentos, como postulava Jean-Georges Noverre, mestre de dança do século XVIII. Para Noverre, não bastava apenas bailarinos com corpos bens treinados, mas era preciso mentes também atentas, críticas e ativas. Para isso, sugeria além do estudo de dança, o de anatomia, filosofia, artes em geral. Com esta perspectiva, ele antecipou posturas éticas e estéticas que se colocam hoje como desafios à dança na cultura contemporânea.
E, em função de sua enorme contribuição, o Dia Internacional da Dança, oficializado pela UNESCO, é comemorado na data de nascimento de Noverre. Percorrendo a Casa de Cultura, os bailarinos do Grupo Experimental de Dança da Cidade estarão distribuindo ao público trechos das Cartas sobre a dança,, publicadas pela primeira vez em 1760.


“È indispensável e necessário que os bailarinos dividam seu tempo e seus estudos entre o corpo e o espírito e que ambos sejam objeto de suas reflexões; mas infelizmente dá-se tudo ao primeiro e nada ao outro. Raramente a cabeça conduz as pernas e, como o espírito e o gênio não se encontram nos pés, fica-se perdido; o homem é eclipsado, resta apenas a máquina mal combinada, exposta à estéril admiração dos tolos e ao desprezo justo dos conhecedores”

Jean-Georges Noverre
Trechos de Cartas sobre a Dança – 1760


“O êxito nas composições de dança somente é possível se o coração se inquieta, se a alma com vivacidade se emociona, se a imaginação se incendeia, se as paixões trovejam e o gênio clareia.”

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Iniciam as aulas do Grupo Experimental de Dança


Iniciam as aulas do Grupo Experimental de Dança

Hoje pela manhã, tiveram início as aulas do Grupo Experimental de Dança da Cidade, na Sala Cecy Frank, da Casa de Cultura Mario Quintana. A aula inaugural teve a presença do diretor do Centro Municipal de Dança, Airton Tomazzoni, da professora e coreógrafa Eva Schul e do diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, Marcos Barreto. A aula inaugural marca o começo de um programa de formação em dança que até o final do ano totalizará mais de 360 horas de atividades com um qualificado e diversificado grupos de professores.