Quem sou eu

Minha foto
O Grupo Experimental de Dança da Cidade surge com o objetivo de possibilitar a formação continuada em dança. Idealizado pelo Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, busca criar a oportunidade para jovens complementarem a sua formação em dança e puderem ter maiores oportunidades profissionais na área.

sábado, 24 de julho de 2010

Videodança- alunos do Grupo Experimental

Um salto

Luiza Moraes, Iandra Cattani e Daniel Weinmann
Um somatório de dois exercícios para a oficina de videodança realizada durante o Festival Internacional Dança.com, este vídeo, feito por Iandra Cattani, Luiza Moraes e Daniel Weinmann, dá uma ideia de como a simplicidade ajuda a criação.

Grupo Experimental no Festival Internacional Dança.com- Poa


FESTIVAL INTERNACIONAL DANÇA .COM 26/Abril a 02/Maio

Estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Internacional Dança com, promovido pela SEcretaria Municipal da Da Cultura, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações. Para isso, o evento programou mostra de vídeos, palestras, espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas. Pra não faltar assunto, o evento escolheu três eixos de questões que coloquem em foco o corpo na cena contemporânea, os caminhos da performance e o uso das novas tecnologias no produção de artes cênicas.

www.festivalinternacionaldanca.blogspot.com









Mostra Dança Verão 2010 - Workshop Newton Moraes

Mostra de Dança Verão abre programação cultural de 2010 Dança de rua, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, salsa, dança contemporânea e jazz, entre outros gêneros. Com a diversidade e fascínio da produção de dança da capital é realizada a 16º edição da tradicional Mostra de Dança Verão, que abre o circuito cultural do ano de 2010. De 7 a 10 de janeiro, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), o público poderá conferir mais de 40 coreografias de alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade. No encerramento, no domingo (10/01), será apresentado gratuitamente, o espetáculo Valsando, com coreografias de Aldo Gonçalves, vencedor do Fumproarte. Para as demais noites, os ingressos custam R$ 10,00. Promovido pelo Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o evento vai reunir no palco, obras de consagrados profissionais e de novos talentos que vêm se destacando na cena local.





Alunos do Grupo Experimental de Dançada cidade:




Aline Karpinski


Alessandro Rivellino






Workshop de dança contemporanea com Newton Moraes fundador da escola The School of Newton Moraes Dance Theatre no Canadá






FOTOGRAFIA : MARCELO PACHECO

Estudos

em construção

Grupo Experimental de Dança - Produções 2009

Depois de mergulhar no universo do cineasta Federico Fellini, em Follias Fellinianas (2007) e de dialogar com novas linguagens em 2008, com obra inédita da coreógrafa Luciana Paludo, o Grupo apresenta uma coletânea de trabalhos de professores e alunos do projeto












Laboratórios

em construção

Mostra de Dança do Grupo Experimental da Cidade, da Prefeitura de Porto Alegre

Experimentos, estudos coreográficos, performances. Estes são os ingredientes que compõem a programação da Mostra de Dança do Grupo Experimental da Cidade, da Prefeitura de Porto Alegre, nos dias 11 e 12/07, no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307). Em cena, alunos e professores se revezam, mostrando um pouco dos processos e resultados de um programa intensivo de aulas e de ateliês de criação. Sábado, 11/07, às 19h Eu me faço simples por você, direção de Airton Tomazzoni Elenco: Aline Brustolin, Alessando Rivellino, Bibiana Alterbernd, Fani Ferreira, Joana Vieira, Juliana Rutkowsky, Muriel Vieira e Raquel Purper. Sábado, 11/07, às 20h30 Fragmentos coreográficos: Obras das turmas de Alexandre Rittman, Airton Tomazzoni, Cibele Sastre e Eva Schul. Apresentações especiais: Alexandre Rittman, Andréa Spolaor, Didi Pedone, Eva Schul e Mônica Dantas. Domingo, 12/07, às 19h ... ou algo assim que me intrigue, coreografia de Luciana Paludo


Um Mesmo material - estudo 1


solo com Fani Ferreira








Inerente
por Alexandre Rittman



sexta-feira, 23 de julho de 2010

Grupo Experimental de Dança- Produções 2008

ou algo assim que me intrigue...

ou algo assim que me intrigue, com coreografia de Luciana Paludo. A montagem faz uma delicada e contundente incursão pelo ato de se intrigar pelo movimento do outro e pelo seu próprio mover-se. As coreografias fazem da diversidade de corpos e das qualidades de movimentar-se a matéria-prima para construir uma dramaturgia de figuras que trafegam pela solidão da grande metrópole ou que encontram formas de subverter o fluxo imposto, apostando na sua singularidade e no encontro








24 horas de Cultura- Eu me faço simples por você

24 horas de Cultura: Eu me faço simples por você
Em comemoração aos 237 anos de Porto Alegre o Grupo Experimental de Dança da Cidade se apresentou no Brique da Redenção dia 22 de março, na programção do 24 horas de Cultura.








2008 - Eu me faço simples por você

Eu me faço simples por você

Turma: 2008 Eu me faço simples por você, resultado de uma pesquisa coreográfica que buscou as pequenas percepções que se perdem no vertiginoso caos contemporâneo. Poesia e bom humor se mesclam em cenas pontuadas por depoimentos em vídeo dos próprios intérpretes relatando tudo aquilo que complica a vidinha nossa de cada dia.







videos

workshop

Temporadas Fellinianas

Desde sua criação, o Grupo Experimental vem conquistando platéias e crítica. Follias Fellinianas, o primeira montagem produzida em 2007, abriu a Mostra de Dança Verão 2008 e foi convidado para apresentações especiais de dois importantes eventos do Estado, o XXI Dança Alegre Alegrete e o VI Dança Bagé. A montagem divertiu e emocionou o público do Parque Farroupilha, fazendo intervenções na Semana de Aniversário da Cidade e comandando a cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Teatro e Dança. Além disso, a montagem foi convidada para abrir a Mostra Sesc Diálogos da Dança e realizou duas temporadas exitosas no Teatro Renascença.



Teatro Renascença- Temporadas







Entrando neste link, vc irá para a página da Zero Hora, rolando o scrollbar você encontrará nossas Folias no Segundo Caderno ZH!

Tudo teve início com os laboratórios de criação que o Grupo Experimental de Dança da Cidade começou a promover no ano passado, com a vaga idéia de apenas brincar e estudar os movimentos. A experiência foi evoluindo entre os 18 bailarinos selecionados pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura de Porto Alegre para o grupo criado em 2007 - e, quando uma melodia do filme Amarcord, composta por Nino Rota, começou a tocar na cabeça de Airton Tomazzoni, o coreógrafo achou um rumo para a brincadeira: explorar o mundo onírico do diretor italiano Federico Fellini (1920 - 1993).O resultado é Folias Fellinianas (foto), espetáculo com direção e concepção coreográfica de Tomazzoni e que volta a cartaz somente de sexta a domingo, no Teatro Renascença, às 20 horas.- Em momento algum quisemos representar ou encenar as obras de Fellini, nem reviver personagens. Preferimos ser fiéis a esse criador de outro jeito, exercitando o que ele mais defendia: a mentira é sempre mais interessante do que a verdade - explica Tomazzoni, lembrando que hoje à noite tem festa felliniana, com aperitivos do espetáculo e trechos de filmes do cineasta, lá no Oito e Meio Bar (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 984).


Diálogos da Dança- Mostra Sesc








2 Temporada



Projeto Gráfico: Márcio Canabarro

Folias Fellianas - Prêmios Açorianos e Tibicuera

Cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Teatro e Dança.








As Folias Fellinianas no Palco por Luiz Paulo Vasconcellos -Revista Aplauso


AS FOLIAS FELLINIANAS NO PALCO
por Luiz Paulo Vasconcellos


No universo artístico encontramos artes concretas e artes abstratas. A música, por exemplo,é abstrata. Pura sensação. Purasubjetividade. O teatro, por sua vez, é concreto. Foi, é e sera sempre a representação de uma ação humana Possui sentido. Revela significados. Outras artes transitam entre a representação figurativa e a sensação subjetiva. É o caso dasartes plasticas, Que se salvou das fórmulas prontas ao mergulhar de cabeça no abstracionismo do inicio do século 20, 0 que pôs em cheque todos os modelos anteriormente estabelecidos, todos os "ismos",todos os códigos e formalismos figurativos. Uma espécie de explosão das regras para que outras regras pudessem ser inventadas. Mas se o abstrato nas artes plasticas é uma possibilidade e na música uma verdade absoluta, nas outras artes deve buscar um equilíbrio que dê sentido a linguagem para não correr o risco de a obra parecer redundante. É o caso da dança. A dança, como uma das chamadas artes cênicas, é uma combinação de narrativa e de performance, quase sempre mais performance do que narrativa, não irnporta, mas uma performance estabelecida sempre a partir de um contexto narrativo. Assim sendo, seja balé clássico, seja dança-teatro, o quenos interessa, comove, empolga e surpreende num espetáculo de dança são as combinações de gesto-movimento-cadência-ritmo-e-deslocamento- no-espaço a serviço de algum contexto dramático que vai sendo desenvolvido pela linguagem do corpo.Históricamente, talvez até como conseqüência da revolução que foi o abstracionismo nas artes plasticas, num determinado momento a narrativa na dança passou a ser "careta" e o desempenho do interprete passou a ser suficiente em si mesmo. Resultado? Os espetáculos de dança, salvo honrosas exceções, passaram a ser todos iguais, tipo viu urn,viu todos, um bando de gente se contorcendo no palco e nós, na platéia, inquietos, perguntando mas pra que tudo isso?Pois fim no ano passado estreou em Porto Alegre uma dessas raras e corajosas exceções, Folias Fellinianas. Inspirado na obra cinematográfica de Federico Feilini, o espetáculo nos remete ao universo melancólico e irônico de Noites de Cab/ria, A Doce Vida,Julieta dos Espíritos, Amarcord e outros filmes do genial diretor italiano. Coreografado e dirigido por Airton Tomazzoni,com cenografia de Zoe Deganie e lluminação de Carmen Salazar, Folias Fellinianas apresenta um mosaico de tipos e situações que se revezam e se renovam, começam e recomeçam indefinidamente numa espécie de caleidoscópio das relações sentimentais e intelectuais dos personagens. Sim, porque neste espetáculo há personagens, composições, silhuetas, caricaturas, tipos criados pelos atores-dançarinos que dão consistência e colorido as situações representadas. Provocações, diferenças, arremedos, disputas, desafios, todo um jogo lúdico de comportamentos cotidianos que se renovam a cada nova seqüência do roteiro coreográfico. Exatamente como havia proposto Fellini em seus filmes.Mas isso não é tudo. Se o que temos no palco é um acerto em termos estéticos e artísticos, os antecedentes revelam outrosméritos, quais sejam,os de uma política cultural séria e conseqüente. É que o espetáculo resulta de um grupo de estudo e pesquisa ligado a Secretaria Municipal da Cultura. Como nos diz AirtonTomazzoni,o autor do projeto,no texto do programa do espetáculo. "conseguir uma formação continuada e diversificada é um desafio para os/as jovens que buscam se profissionalizar em dança na nossa cidade. Dois dos motivos que estabelecem este cenário são geralmente apontados. O primeiro é a dificuldade financeira para se fazer aulas diárias, praticamente o mesmo custo de uma universidade privada. O segundo e a dificuldade de se oferecer, de maneira sistemática e articulada, a formação em diferentes técnicas, (...) Pensando nestas questões e em como superar estas barreiras, o Centro Municipal de Dança, da SMC decidiu implantar o projeto piloto Grupo Experimental de Dança da Cidade. O projeto surgiu, portanto,com0 objetivo de possibilitar a formação continuada em dança para jovens talentos e, assim, criar a oportunidade para jovens complementarem a sua formação em dança e obterem maiores chances profissionais na área. (...) Nestes seis primeiros meses, foram quase 400 horas de atividades entre aulas, ensaios, laboratórios, bate-papos, sorrisos, lagrimas e muito suor. Mais do que o final de um processo, este momento marca um começo repleto de possibilidades, que só pede se concretizar na continuidade que permite fazer, refazer; avaliar, experimentar. Continuidade essencial para a arte e para a cultura poderem sobreviver, inquietar,emocionar, provocar, compartilhar: verbos que precisam mais e mais ser conjugados no mundo de hoje".Folias Fellinianas faz temporada no Teatro Renascença , em meados de março, e,em abril, será apresentado na noite de entrega dos Prêmios Açorianos de teatro e dança,com retransmissão ao vivo pela TVCom. Imperdível!